terça-feira, março 07, 2006

germinação em directo



Tenho umas sementes de ervilhas-de-cheiro (lathyrus odoratus 'Mutacana') e pimpinela escarlate (anagalis arvensis) cuja validade expirou no ano passado.
Como estiveram sempre num pacote fechado, resolvi por à prova o prazo no germinador de sementes que costumo usar para os rebentos*. Embora não saiba ainda qual o tempo de germinação esperado (que irei tentar averiguar), começo hoje a experiência.
Convido-os a assistir à evolução no Flickr a partir de agora.

* um tabuleiro de polystyreno forrado com papel higiénico cumpre a mesma função.

preparação:
1. passar os tabuleiros do germinador a utilizar por água fria, sem secar. Passar as sementes por água corrente, com a ajuda de um coador.
2. - pimpinela escarlate (4/2005) - como os grãos são muito pequenos, vou colocá-los no tabuleiro sobre um papel humedecido.
- ervilhas-de-cheiro (5/2005) - os grãos mais grossos podem ser espalhados no tabuleiro directamente.
3. espalhar bem as sementes e colocar o germinador em local com luz indirecta e temperatura entre os 18-22ºC (vou pô-lo na cozinha).

Vamos ver no que isto dá ... *:)

4 comentários:

greentea disse...

nunca fiz isso com ervilhas de cheiro.
mas uma vez experimentei com caroços/pevides? de laranja. Puz no fundo de uma taça algodão humedecido e em cima uns caroços de laranja. Mantive na cozinha, meia-sombra, com o algodão sempre humedecido. Os caroços germinaram algum tempo depois e só qd já tinham folhinhas os transplantei para vaso, à luz do sol e local abrigado.
Ainda hoje tenho as laranjeiras!
Fiz o mesmo com os caroços da papaia e da manga, embora o caroço da manga tenha de estar muito tempo dentro de um copo de água.

jardineira disse...

Este método é óptimo porque vemos logo as sementes a germinar. E com a manga e a papaia resultou, Greentea?

Sofia Pinheiro disse...

De germinação de sementes não percebo nada mas gostei da fotografia.

Rosa disse...

vamos lá ver então.
Extraordinário as coisas que nos fazem felizes,não é?