terça-feira, março 07, 2006

germinação em directo



Tenho umas sementes de ervilhas-de-cheiro (lathyrus odoratus 'Mutacana') e pimpinela escarlate (anagalis arvensis) cuja validade expirou no ano passado.
Como estiveram sempre num pacote fechado, resolvi por à prova o prazo no germinador de sementes que costumo usar para os rebentos*. Embora não saiba ainda qual o tempo de germinação esperado (que irei tentar averiguar), começo hoje a experiência.
Convido-os a assistir à evolução no Flickr a partir de agora.

* um tabuleiro de polystyreno forrado com papel higiénico cumpre a mesma função.

preparação:
1. passar os tabuleiros do germinador a utilizar por água fria, sem secar. Passar as sementes por água corrente, com a ajuda de um coador.
2. - pimpinela escarlate (4/2005) - como os grãos são muito pequenos, vou colocá-los no tabuleiro sobre um papel humedecido.
- ervilhas-de-cheiro (5/2005) - os grãos mais grossos podem ser espalhados no tabuleiro directamente.
3. espalhar bem as sementes e colocar o germinador em local com luz indirecta e temperatura entre os 18-22ºC (vou pô-lo na cozinha).

Vamos ver no que isto dá ... *:)

4 comentários:

greentea disse...

nunca fiz isso com ervilhas de cheiro.
mas uma vez experimentei com caroços/pevides? de laranja. Puz no fundo de uma taça algodão humedecido e em cima uns caroços de laranja. Mantive na cozinha, meia-sombra, com o algodão sempre humedecido. Os caroços germinaram algum tempo depois e só qd já tinham folhinhas os transplantei para vaso, à luz do sol e local abrigado.
Ainda hoje tenho as laranjeiras!
Fiz o mesmo com os caroços da papaia e da manga, embora o caroço da manga tenha de estar muito tempo dentro de um copo de água.

jardineira disse...

Este método é óptimo porque vemos logo as sementes a germinar. E com a manga e a papaia resultou, Greentea?

sofia3r disse...

De germinação de sementes não percebo nada mas gostei da fotografia.

Ver disse...

vamos lá ver então.
Extraordinário as coisas que nos fazem felizes,não é?