domingo, outubro 09, 2005

escolher bolbos



Está na hora de escolher os bolbos das flores da Primavera! E se há altura que me deixa feliz é esta, porque fico horas a imaginar as misturas de cores, as combinações de tamanhos e as texturas das plantas que resultarão daí. Os bolbos de tulipas, jacintos, narcisos (amarelos e brancos) e iris aguardam o regresso à terra dentro de bolsas feitas com collants (há que reciclar!!) que estão penduradas no tecto da carvoeira (um anexo do jardim que, como o nome indica, servia para guardar o carvão e ainda o papel que se ia pondo de lado. Todas as semanas, o "Manuel do Saco" vinha levantar o papel para a "farrapeira"). Como não sei a cor dos bolbos de tulipas holandesas (obrigada, LM!), vou ter algumas surpresas lá pelo meio também.
Na terra, desde o ano passado, ficaram os bolbos das anémonas, dos ranúnculos, dos crocos, das campaínhas e das minhas favoritas frésias. Talvez reforce alguns canteiros com a compra de novos bolbos destes.

como escolher bolbos
Por uma questão de maior confiança, costumo comprar sempre os bolbos a granel numa loja de sementes (normalmente, no Alípio). Para além de os poder escolher um a um, tenho a certeza que são de qualidade e acabadinhos de chegar.
Escolho os maiores (os pequenos nem sempre florescem; podem, no entanto, florescer no ano seguinte), os mais rijos, de casca intacta e aqueles que não apresentem manchas, riscas ou podridão.
Os bolbos que tenham já rebentado são de evitar. No entanto, quando se deixa a compra de bolbos para tarde, é natural que isso aconteça. Nesse caso, devem escolher-se os que tiverem os rebentos mais pequenos.

4 comentários:

Anónimo disse...

Nada comprar materias primas de qualidade para que o resultado seja também de qualidade.
A Alípio Dias é sem duvida uma empresa conceituada e que prima pela qualidade (boa escolha), o preço até pode ser ligeiramente superior, mas..... provavelmente os resultados também o serão.

Os bolbos são um óptimo complemento para os jardins, uma vez que normalmente dão flores vistosas, coloridas e de dimensão especialmente grande. Exigem alguma manutenção e algum trabalho, mas o resultado é excelente.

Pena é que a duração da sua flôr seja tão reduzida... enfim, não se pode ter tudo.

Boa sorte com os Bolbos.

Rosa disse...

As minhas favoritas e com que tenho tido melhores resultados são também e sem dúvidas nenhumas as frésias. E se não se plantarem todas ao mesmo tempo conseguem-se flores durante muito tempo.
rosa

jardineira disse...

concordo com os dois comentários e acrescento também que, sabendo combinar a plantação de bolbos de acordo com o seu tempo de floração ex. 1º os crocos e os jacintos, depois os narcisos e as tulipas, finalmente os ranúnculos), consegue-se ter flores até ao verão.

Anónimo disse...

Sou uma estreante neste mundo imenso da jardinagem. Ontem deram-me um cartuxinho de bolbos de frésia, mas esqueci-me de perguntar qual a melhor altura de os pôr na terra. Será que se os puser agora eles dão alguma coisa?
A propósito,eles são todos muito pequeninos...
Ecoturista