Antes de preparar a terra para as próximas plantações, resolvi retirar uma amostra de cada um dos canteiros para analisar. Retirei amostras a cerca de 20 cm de profundidade (nas zonas dos bolbos e hortícolas) e 40 cm nos canteiros de rosas. Esta análise permitirá verificar se a terra é ácida (abaixo de 7), básica ou alcalina (acima de 7) ou neutra (igual a 7)* e os níveis de azoto, fósforo e potássio.
No Porto, as análises ao solo podem ser feitas na Direcção Regional de Agricultura de Entre Douro e Minho (Rua Restauração 336, tel. 2.6062045).
* o solo ideal para cultivar plantas deverá ter um pH entre 5 e 6.
4 comentários:
Já estava com saudades :).
Interessante isto. Quanto custa cada análise?
Aqueles kits de ph que há em Inglaterra não resultarão? Ou estas análises vão mais além?
Já chegará de perguntas? Desculpa. -- JRF
*: ) este trabalho extra-blog (de que também gosto muito!) tira-me tempo ao jardim!
Respondendo então ao "rol" de questões *; ) (desculpa, porquê?):
- cada análise simples custa 9 €; mas há muitos mais tipos de análise; sei, por exemplo, que a simples+cálcio e magnésio custa 10,5 €
No caso de um jardim pequeno, uma análise simples será suficiente para determinar qual a composição do solo e as carências que se deverão corrigir.
Os kits e os medidores de pH só dão informação sobre o pH. Estas análises são mais completas: os níveis de humidade, azoto, fósforo e potássio são também determinados. Penso que as análises serão mais precisas, também. Um abraço, susana
Ah. Desculpa, porque não queria abusar com muitas perguntas. Às vezes sou rápido de teclado :) . -- JRF
Não são precisas desculpas! Gosto imenso de perguntas! *: ) Espero é conseguir responder a todas ...
é pelos comentários que, muitas vezes, se completam os posts que tento sempre manter num volume de palavras razoável. Por isso, venham daí os incentivos ao desenvolvimento da informação.
Enviar um comentário