domingo, maio 01, 2005

i present thee, william shakespeare


Regressada às actividades jardineiras e hortícolas, fui brindada com as primeiras flores das novas roseiras:
- William Shakespeare 2000 (David Austin)- uma roseira inglesa de flor de um vermelho profundo que, gradualmente, vai passando a púrpura. Tive de cortar a rosa porque o seu peso era demasiado para os caules ainda "tenrinhos" da planta. Perdeu o jardim, mas ficou a ganhar a sala. O perfume é ainda melhor do que eu pensava! Chega aí???
- Just Joey (David Austin) - uma roseira híbrida Chá de flores de um laranja acobreado.
- Jacques Cartier (Delbard) - os primeiros botões desta roseira híbrida Portland prometem um arbusto cheio de flores cor-de-rosa suave, dentro de pouco tempo.

Consociações - plantas "amigas" das roseiras
Uma forma de combater as pragas mais comuns das roseiras parece ser a sua combinação com outras plantas, colocadas na sua proximidade mas afastadas da zona em torno da sua raíz:
- chagas e cravos túnicos: protegem contra os afídios (pulgões);
- alhos: exerce uma acção fitossanitária e previne contra o míldio.
Para além de fomentar a saúde das roseiras (através de uma relação que ainda ninguém conseguiu comprovar científicamente), as consociações promovem o habitat de insectos que são inimigos naturais das pragas (como as joaninhas, por exemplo).

7 comentários:

Ana Maria B disse...

Parabéns!
Pela rosa e pelo site (ou blog?).
Fiquei encantada quando o descobri.Eu andava a pensar em fazer um, chamado "O jardineiro amador", onde pudesse gritar por socorro quando as minhas azáleas começassem todas a perder as folhas e outras coisas horríveis assim.Mas agora já não é preciso. Com este blog e outros que encontrei através dele acho que já me desenrasco.
Fiquei muito curiosa àcerca das pessoas que os fazem, quem são?
Profissionais de jardinagem? Amadores? Informáticos jardineiros?
E cheia de admiração também, pela capacidade técnica. Eu não era capaz.

Anónimo disse...

Ao B.I. da rosa só falta a fotografia.
Fico à espera.Morro de curiosidade.
Urtiga

Anónimo disse...

é só para vos contar que estou a COMER uma deliciosa cenoura (crua)..Que BOMMMMMM!!!

p.s: vou criar a "confraria" das cenouras. Quem alinha?

medronho

Anónimo disse...

Já consegui ver a rosa. Parabéns. É mesmo linda.
urtiga

jardineira disse...

Obrigada pelo seu comentário e incentivo, Ana Maria.
Claro que será capaz de criar o seu "O jardineiro amador": basta carregar no botão "I Power Blogger" e seguir as instruções para criá-lo. Pode contar com ajuda se precisar!
Também gostei imenso dos "informáticos jardineiros"! :-)
Pela parte que me toca, posso dizer-lhe que sou uma museóloga jardineira de fim-de-semana. Que brinco com a terra e trato das flores e dos legumes da horta desde que me lembro, seguindo os conselhos sábios de um Avô que me passou o "bichinho" da jardinagem. Alguns cursos para amadores e uma biblioteca fizeram o resto. :-)

jardineira disse...

medronho, és um guloso! :-)

jardineira disse...

urtiga, o segundo botão de rosa a abrir é seu!