domingo, maio 15, 2005

arrrrggg, lesmas!


É um clássico da jardinagem, este ódio às lesmas e caracóis. Não os odeio pelo seu aspecto (:-) eu também gostaria de andar pelo mundo de casa às costas :-)!), mas pelo estrago que causam no meu jardim. Depois de quase uma semana sem lá pôr os pés, fui dar com as folhas das zínias completamente furadas. Pelo nexo de causalidade entre a lesma imediatamente descoberta nas imediações e aquele facto, só posso pronunciar um veredicto: a fotogénica lesma é culpada.

Combate às lesmas e caracóis
No último número da "Gardener's world", Helen Yemm apresenta as principais armas de combate na guerra contra estes temíveis invasores:

1. combater até à morte: Os caracóis adoooooram cerveja e citrinos, sendo atraídos pelo seu cheiro. Essa atracção pode ser fatal se usar aquelas "armas" em alternativa aos venenos químicos:
- armadilha de cerveja - existem à venda no mercado, mas podem ser feitas com metades de garrafas de plástico (enterradas ao nível do solo, com a tampa para baixo, cheias de cerveja). Se não pretende a morte do inimigo por afogamento mas apenas o seu "atordoamento", pode fazer um isco misturando a cerveja com farelo. Depois, pode largá-los longe para curarem a ressaca.
- laranja - colocar metade de uma laranja no chão. Assim que apanhar lá os caracóis, deite-lhes sal por cima.
2. bloquear o avanço do inimigo: os caracóis e as lesmas odeiam deslizar sobre superfícies rugosas. Por isso, rodeie as culturas de uma barreira feita com cinza, serrim (que também lhes deve secar o visgo necessário à progressão no solo), conchas partidas ou cascas de ovo esmagadas. Pode colocar também em torno das plantas ou aplicar nos vasos uma tira de cobre que irá actuar como condutor de electridade, provocando um pequeno choque no caracol ou lesma que ousar aproximar-se.
3. antecipar-se ao inimigo: por vezes, um bom resultado só poderá ser atingido através da combinação de vários métodos aqui descritos. No entanto, há modos de prevenir o seu avanço:
- os caracóis e as lesmas gostam de locais frescos e húmidos e saem do seu esconderijo à noite. Pode caçá-los depois do sol posto e deixá-los à mercê dos predadores durante o dia (voltem, passarinhos! Estão perdoados);
- nunca regue à noite;
- algumas plantas são odiadas pelos caracóis e lesmas. Como são bonitas, são duplamente bem-vindas ao jardim: a calendula (calendula officinalis), os cosmos (cosmos bipinnatus), a equinácea (echinacea purpurea), as papoila oriental e selvagem (papaver orientale e papaver rhoeas) e a alfazema são suficientemente ásperas e aromáticas para os afastar.

Para saber mais sobre o tema, consultar aqui.

37 comentários:

Anónimo disse...

Isso é que é um arsenal! Só faltou uma ou duas receitas de caracóis:))
Abraço. Octávio Lima (ondas2.blogs.sapo.pt)

Anónimo disse...

Bolas, não queria ser lesma no seu quintal!
Espero que esse ódio a lesmas e caracóis se limite aos animais vegetarianos que frequentam a sua horta.
Já agora, é permitida a entrada e sobretudo a saída da sua horta de amantes de ervilhas cruas?!
Urtiga

Unknown disse...

lol

por acaso as lesmas fazem-me muita impressão, e bastantes estragos nas plantas... Mas sou incapaz de as matar...

jardineira disse...

;-) eu também opto por ir largá-los longe longe longe. E foi esse o destino da lesma.

Anónimo disse...

Oi, estou apavorada, minha casa tá sendo invadida por lesmas! no começo eram poucas, agora! são inúmeras,até q eu achava elas "bonitinhas!, mais agora tô odiando, A minha área fica lotada à noite e durante o dia viscosa.
Já cheguei a catar 1kg de lesmas só numa noite...quero mesmo é extermina-las!!!

Anónimo disse...

Caramba....acho q já sei como será o mundo se as lesmas o dominarem...A minha casa virou um abrigo de lesmas ! Não sei mais o q fazer...

Unknown disse...

Oi sera que as pessoas so pensam em matar as lesmas? Procurei em vários sites e a unica literatura que se acha é como combater esta praga!Sera que é mesno uma praga ou são os Homo
sapiens que estão ocupando o lugar de todos os animais no nosso planeta?

Anónimo disse...

Bem eu li e reli, nao vi como matar essas lesmas, elas andam na minha casa a noite toda, entram na vasilha de agua dos meus cachorros, tenho horror a elas, minha cas ta cheia dessa praga, e nao quero deixa-las tontas , quero mata-las, por favor como faço.....

Anónimo disse...

No meu quintal logo após uma chuvinha elas , as lesmas, começam a aparecer. Elas tem uns 12 cm. ou mais, e nao tem casas nas costas. Acho nojentas, e jogo sal em cima delas. Algumas morrem, outras nao. E causam má impressao pelo tamanho, e ainda destroem as plantas!

Micox - Náiron J. C. G. disse...

Não entendi direito o lance com a cerveja.
Onde fica o buraco por onde os bixos entram? Por que eles não conseguem sair?
Obrigado.
micoxjcg@yahoo.com.br

Unknown disse...

poxa vida vcs querendo matar lesmas...e eu a procura de uma lesma!!
q ironia de destino...=/
se alguem for de Campinas-sp e quiser me doar umas lesmas...
me manda um e-mail...
tabatha.zorgetto@hotmail.com

valeuuuu!

Anónimo disse...

MATAR LESMAS E CARACÓIS É MALDADE! Já há estudos que comprovam que eles sentem dor, com aparelhos específicos pode-se até ouvi-los gritar de sofrimento, não vejo razão forte o bastante que justifique essa crueldade! Se elas realmente estao atrapalhando, é melhor retirá-las (sem machucá-las) e colocá-las em outro lugar, MAS JAMAIS MATÁ-LAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

que crueldade!!!!!!!!!! Sao animais irracionais, nao comem pq querem estragar as plantas, mas sofrem tb!!!!!!!!!!!!!!!!

tambem nao acho muitos sites que falem de curiosidades sobre caracois e lesmas, a maioria fala de receitas de escargots e metodos para matar esses bichinhos lentos, inocentes e irracionais. COMO PODEM SER TÃO MAUS? MINHA FELICIDADE É SABER QUE UM DIA A VIDA DESSAS PESSOAS TERÁ SUA "RECOMPENSA" POR TEREM UM CORAÇÃO TÃO MALDOSO!

Anónimo disse...

fogo! tenho fobia a lesmas! n tenho medo de ratos nem de cobras, mas lesma pá! ught! ke nojo! kero matá-las todas! TODAS! aki em casa são aos montes! até na cama já encontrei!!! :((((((((

Anónimo disse...

Estou desesperada com essas lesmas em minha horta, graças a vc poderei combatê-las, vou testar os métodos depois te digo se deu certo!
Abraços, Lenise.

Unknown disse...

MINHA CASA TB ESTÁ SENDO INVADIDA POR LESMAS, PRINCIPALMENTE EM NOITES CHUVOSAS...A PRINCIPIO EU AS RETIRAVA E AS SOLTAVA NOVAMENTE NO QUINTAL, MAS ELAS SÃO NOJENTAS DEMAIS E EU VIVIA COM MEDO DE PISAR EM ALGUMA DURANTE A MADRUGADA...A ÚNICA SOLUÇÃO PREVENTIVA QUE ENCONTREI FOI JOGAR SAL NA PORTA DA MINHA COZINHA, LOCAL POR ONDE ELAS COSTUMAM ENTRAR...FAÇO UM RISCO DE SAL E ELAS NÃO ENTRAM MAIS, AS CORAJOSAS QUE TENTAM ROMPER A BARREIRA DE SÓDIO ACABAM DERRETENDO NO PERCURSO, RS, ARGGG!!!! SORTE QUE 99,9% DAS LESMAS NÃO SE ARRISCAM, RS...

João C. Gurtovoi disse...

Não mato, pelo contrário, procuro salvar as lesmas desgarradas no piso do quintal, quando encontro uma, encosto uma folha verde na mesma e assim que ela grudar, jogo-a de volta no jardim. Faço isso porque o piso é de ardósia e se ela ficar perambulando, acaba secando e morre grudada no chão. Todo ser vivo tem alguma finalidade na natureza, mesmo que as mesmas venham a danificar algumas fôlhas das plantas do jardim.

Anónimo disse...

adorei as dicas!!estou muito preocupada,porque eu(ainda)não tenho jardim,mas as lesmas aparecem aos montes em meu quintal.até na comida dos cães elas já deixaram rastros...fico com medo,pois tenho um bebê de 9 meses e el aodra ficar no chão.vou fazer o que você disse e exterminá-las!!valeu^^)!!

Anónimo disse...

VG diz:
Realmente, não me agrada matar bicho algum, mas, não vou ignorar!
A primeira vez tambem mostrei compaixão, a segunda, indiferença, mas na terceira... Coloquei-as num papel higiênico e mandei descarga abaixo, umas dez... agora pouco encontrei mais trÊs... que tiveram o mesmo destino... Mas tenho que repensar a estratégia, porquê elas NÃO morrem afogadas!!!!!!!
Tambem vou testar as sugestões, aí talvez volte para anunciar os resultados (se a natureza não se vingar antes...).
Até lá?!

Anónimo disse...

Em relação a cerveja,ela senndo pulverizada em cima das lesmas a noite se consegue ter um bom controle?Pois minha área de jardim é muito extensa.

Anónimo disse...

Minha casa está sendo atacada há alguns meses e eu já nem sei mais o qe fazer. Observo que meus vizinhos também tem problemas com as "pestinhas". Enquanto uns catam e ficam com dó eu virei a exterminadora das mesmas. De fato, eu as odeio! Não consigo imaginar a utilidade delas e se tenho que escolher entre descartar meu jardim e orquideas e matar as gosmentas, fico com a última opção ainda que tenha que ficar horas da madrugada esperando por elas.
Receita para extermínio: catação e mergulha-las na água com sal.

João Mamenhaque disse...

Obrigado pela dica. Pedi pra mãe comprar duas caixa de cerveja, uma pra mim outra pra elas. Vamos ver quem se acaba primeiro.

Anónimo disse...

Odeio lesmas, comem todas as flores dos Amor-perfeito, e o que demais encontram pela frente, nem arruda elas perdoam, a noite saio a caça, de faca ou com água sanitária(cloro) se for muito grande, corto ao meio com a faca, podem parecer que não é verdade, mas da pra ouvir o grito delas, ou então jogo água sanitária, que faz elas se desmancharem.Para o combate a essa praga, é melhor nos dias de chuva.Abaixo as lemas kkkkkkkkkkkkk

adriano -mafra sc disse...

aqui em casa as lesmas ja estao gordas de tanto comer é a raçao de meus gatos ja li todas as dicas mas nada que solucione definitivamente o problema o que eu faço , socooooorro

Anónimo disse...

bom na minha casa pela noite as lesmas tomam conta da casa ,da comida do cachorro sobem na cama e pelos moveis todos o nque posso fazer para eliminar esse problema.

vanessa disse...

gostei das dicas, mais li no site do ibama q a forma de acabar com o carracol africano é recolhê-los com luvas descartaveis por em saco e queima-los. E para os desavisados esses animais causam DOENÇAS q podem levar a morte do ser humano. Ñ sei o porque de tanta besteira por animais q provocam doenças, se quizer tirar a dúvida passem o dedo naquela gosma e passem na pele, na boca ou pegue nele sem luva, e espere pela febre e dores abdominais, q besteira se informa antes de tc besteira pow.

Anónimo disse...

Na casa da minha mãe, os bichinhos estão destruindo as plantas e principalmente as pequenas frutas, principalmente da abóbora; chegam a soltar os pequenos frutos.
De vários tamanhos, elas confundem, assim fica difícil a velhinha cultivar os seus custumes; árvores e plantas, ao longo dos seus 73 anos de vida.

reflexão disse...

A lesma pode trazer várias doenças. Então precisa se prevenir contra um infestação de lesma.

Anónimo disse...

caramba!!!
eu não sabia que eu poderia me livrar dessas pestes tão facilmente!!!
brigado

Mari disse...

MInha amiga... me ajude realmente a combater estes caramujos. Poderias explicar melhor a dica da cerveja? Se puderes me ajudar, fico muito grata de verdade... Grande abraço !!

spet disse...

Bom dia amigos, também estou numa luta titânica contras as lesmas.
mudei a uns 2 anos para uma casa, e o quintal está infestado de lesmas africanas, são nojentas e venenosas, então cuidado com os animais domesticos. Não existe um predador para elas, então comecei com o sal, inseticida, cerveja e naaaaada, no auge do desespero apelei para o tira limo com cloro ativo, e não é que deu certo, já eliminei em um unico dias umas vinte lesmas, e isso por uns 2 meses, gastando alguns frascos, mais estou ganhando a batalha e hoje faço uma manutenção, no jardim, e tenho um estoque de tira limo, sabiam que uma lesma africana bota mais de 1000 ovos de uma vez, argh. esperimentem e me falem o resultado depois.

Unknown disse...

OI EU GOSTARIA DE SABER TANBEM A ArMADILHA DA CERVEJA EU TENHO MTAS LA NO MEU JARDIM SEMEEI E JA TAVAM LA NAS SEMENTES ...... COMPAR SEMENTES E QUELES BICHOS TAREM A ESTRAGAR TUDO POSSA

ESPERO RESPOSTA DA CERVEJA

Anónimo disse...

Pra quem apenas leva pra longe pense bem a partir deste comentario.
Meu cachorro acabou por comer uma lesma, esta internado em estado grave.
A ureia que pode chegar até 60 g/dl foi a 320 g/dl. e a creatinina que pode chegar ate 2 foi a 23 g/dl.

o rim dele praticamente parou de funcionar.

Então que tem animais de estimação extermine as lesmas antes que as lesma exterminem seus animais.

animais do inferno...

Anónimo disse...

Li um comentario acima que as lesmas sentem dor... pois é o meu cachorro tambem... a ureia em excesso no organismo causa danos neurologicos. e na ultima visita que fiz a meu cachorro ver ele latindo e uivando sem parar não me agradou em nada então... fodam-se as lesmas quero mais que gritem mesmo ao morrer...

Anónimo disse...

LOL.

Vocês mal imaginam o prazer q me dá ver uma lesma derretendo em meio ao sal!!!

U.U

Unknown disse...

Gente! que nojo!!! joguei agua sanitária com cloro!
Elas morrem... só hoje achei umas 20... credo!
Estou no ataque!!!
Cloro puro no quintal e nesse bicho nojento.
Vou sonhar com lesmas...
Da onde apareceu isso?
o quintal tem piso frio!

spet disse...

Realmente o cloro mata as.lesmas devendo tomar cuidado para não aspirar quando en contato com o ar gera reação podendo causar ânsia de vômito. Cuidado com animais domésticos. As lesmas africanas são venenosas e gigantes.saem a noite para se alimentar. Além de serem nojentas atacaram minhas orquídeas o pé de limão etc.... com cloro elas morrem devendo usar um borrifador podendo encontrar até as 6h da.manhã.

Anónimo disse...

Este é um anúncio público para todos que querem vender um rim, temos pacientes que precisam de um transplante de rim, por isso, se você estiver interessado em vender um rim, por favor entre em contato conosco em nosso e-mail em iowalutheranhospital@gmail.com
Você também pode ligar ou escrever para nós no whatsapp em +1 515 882 1607.

OBSERVAÇÃO: Sua segurança está garantida e nosso paciente concordou em pagar uma grande quantia de dinheiro para qualquer pessoa que concordar em doar um rim para salvá-lo. Esperamos ouvir de você, para que você possa salvar uma vida.