terça-feira, março 22, 2005

poupança e reciclagem de água


Não é por estarmos em período de contenção de água que vamos deixar morrer as plantas à sede. Eis algumas dicas que podem ajudar a contornar a seca no jardim, nos vasos e floreiras:
- espalhe estilha nos canteiros: para além de prevenir o aparecimento de ervas daninhas, retem a água no solo. Pode recolher gratuitamente o seu saco de estilha de madeira na Lipor.
- conheça bem as necessidades de água das suas plantas. Se estiver a planear o seu jardim de raiz, invista em plantas resistentes à seca e que necessitem de menor quantidade de água para se desenvolverem.
- regue as suas plantas com água reciclada. Aproveite a água do aquário e a água de cozer legumes ou ovos. Depois de arrefecida, claro.
- recolha a água da chuva em contentores.
- faça o seu próprio sistema de rega gota-a-gota, reutilizando as garrafas de plástico: perfure a tampa (4 a 8 pequenos buracos); corte o fundo da garrafa com uma faca de serrilha; coloque a rolha e enterre junto a uma planta ou conjunto de plantas até 1/3 da garrafa; encha de água.

2 comentários:

Anónimo disse...

No verão nem sempre tenho tempo para regar diariamente os cestos suspensos. Acho que vou aproveitar a ideia para o efeito e as plantas vão agradecer.Tenho é que descobrir a forma de as disfarçar. Lá muito lindas não são.

Anónimo disse...

Uma boa medida de poupança de água passa também pelo reaproveitamento da água usada na cozinha para lavar legumes e tudo o que não implique uso de detergentes. Basta colocar uma bacia na pia da banca para recolher a água e aproveitar para regar aquelas plantitas que estão alí mesmo à beira.
M