sábado, março 26, 2005

dia de sementeira


As sementes minúsculas são difíceis de semear em viveiro. A melhor forma consiste em distribuí-las com um papel dobrado ou misturá-las com areia fina. As sementes devem ser espalhadas sobre o terreno húmido o mais regularmente possível e com a densidade que parecer conveniente.

outras informações úteis sobre sementeira em viveiro
1. lavar bem os vasos ou tabuleiros. Os copos de iogurte, os rolos de papel higiénico vazios ou as embalagens de ovos podem também servir como contentores para sementeiras.
2. a terra a usar nas sementeiras deve ser fofa e estar livre de outras sementes. Se se pretendem obter plantas para transplantar, a terra deverá ser pobre para favorecer a formação de raízes. O enriquecimento do solo deve só ser feito na fase da transplantação. A terra deve ser preparada 10 a 15 dias antes de semear. No número 2 da revista Terra Verde encontrei uma excelente receita para banir as ervas daninhas da terra para viveiros: ferver água, na proporção de 3 litros por m2 de terra a usar e regá-la rapidamente com a água em ebulição. Deixar a terra em repouso durante dois dias e utilizar. Também se pode usar substrato próprio para sementeiras à venda nas grandes superfícies.
3. ler bem as indicações na parte de trás do pacote de sementes sobre o quando, onde e como semear o seu conteúdo.
4. resistir à tentação de "despejar" todas as sementes para o vaso ou tabuleiro. O espaço conveniente ao desenvolvimento da planta deve ser respeitado.
5. nem todas as sementes necessitam de ser cobertas com terra. As sementes de papoila, ao contrário das violetas ou dos tomates, não precisam de ser cobertas. Procurar esta informação nos pacotes de sementes ou, no caso de dúvida, cobrir a sementeira com vermiculite (à venda nas lojas de jardinagem).
6. cobrir as sementeiras com filme transparente ("glad") ou com o plástico transparente com furinhos em que o pão é embalado nos supermercados.
7. manter os vasos ou tabuleiros a uma temperatura constante e quente (o peitoril da janela é um excelente local). Ter em atenção que há sementes que só germinam na total ausência de luz. Verificar se é o caso.
8. uma vez germinadas, remover os plásticos protectores e colocar os recipientes numa zona com boa luz.
9. quando as plantas já estiverem prontas para transplantar (ex. as alfaces estão prontas a transplantar quando têm 3 ou 4 folhas), pegar na planta por uma folha e retirar do vaso para um tabuleiro maior ou mesmo para o local definitivo.

Sem comentários: