quinta-feira, janeiro 26, 2006

saudades de leicester

(pequenos bolbos de cebola vermelha comprados no Alípio)
... e das sanduíches de pão de forma com sementes variadas, barradas generosamente com paté de noz, lentilhas e cogumelos e uma boa camada de compota de cebola vermelha.

red onion marmalade
350 g de cebolas vermelhas, 25 g de manteiga, 225 ml de vinho tinto, 55 ml de vinagre tinto, sal e pimenta acabada de moer
Derreter a manteiga numa caçarola de tamanho médio, deitar as cebolas cortadas em meias rodelas e deixar que amoleçam durante 10 min em lume brando. Acrescentar o vinho e o vinagre, aumentar o lume até ferver ligeiramente e temperar com sal e pimenta. Reduzir o lume até ao mínimo, tapar e deixar cozer lentamente durante 50 min/1 h ou até o líquido se evaporar.
red onion marmalade (versão agridoce)
650 gr de cebola vermelha em meias rodelas, 2 colheres (sopa) de azeite, sal e pimenta, 150 gr de açúcar, 225 ml de vinagre de vinho tinto, 4 colheres (sopa) de vinagre de xerez, 2 colheres (sopa) de "creme de cassis", 1/4 colher (chá) de pimenta da jamaica.
Deitar as cebolas cortadas em meias rodelas numa caçarola, juntamente com o azeite, sal e pimenta e deixar cozer durante 10 min em lume brando, tapado. Acrescentar o açúcar, o vinho, o vinagre, o "creme de cassis" e a pimenta da Jamaica. Deixar cozer mais 30 min. Quando estiver pronto, deitar em frascos devidamente esterilizados e tapar. Comer só passados 3 / 4 dias.

mais receitas com cebola vermelha aqui.

9 comentários:

floreseabelhas disse...

Ai... É bom?

greentea disse...

DEVE SER UM ESPECTACULO.Adoro este tipo de receitas e molhos!!!!!

sgs disse...

desculpa perguntar, mas o que fazias em Leicester? É que eu também andei por lá recentemente a fazer um mestrado em Museum studies.

jardineira disse...

aluna da Eilean HG?

jardineira disse...

MA european cultural planning; mas estamos no mesmo "ramo" *: )

Anónimo disse...

Leicester... Sheffield... sim, SAUDADES!!!!

G

sgs disse...

Fui aluna da Eilean embora confesse que me desiludiu bastante em aula. É incomparavelmente melhor na escrita que na docência.

Quando estiveste em Leicester?

jardineira disse...

*:)) tomato soup, tostas mistas e combóios. *:))

Elvira disse...

Que cebolinhas bonitas!