segunda-feira, janeiro 09, 2006

cortaderia selloana



Antes de comunicar os últimos trabalhos no jardim e na horta, uma constatação: os baldios à volta do Porto foram invadidos pela erva-das-pampas (cortaderia selloana) e as suas plumas. Prevê-se um rápido domínio sobre a vegetação local, se não se tomarem medidas. É que esta planta invasora é um dos melhores exemplos de eficaz dispersão da semente pelo vento!
(actualização. 15.01.2006) - A cortaderia é uma planta nativa da América do Sul, Nova Zelândia e Nova Guiné. A cortaderia selloana é nativa do Brasil, Argentina e Chile. Aliás, o nome botânico desta gramínea vivaz ornamental deriva do espanhol 'corte', talvez em referência às suas folhas cortantes. Deve ter vindo parar a Portugal num acesso de exótico, por causa do qual nos chegaram muitas outras plantas que passaram a fazer parte dos nossos jardins. Lembro-me que, cá em casa, volta e meia, chegavam espécimes vindos de todo o lado e mais algum. À conta disso, tenho uma palmeira de 8m que continua teimosamente a crescer.: ) Bem, dizia eu que as ervas-das-pampas abrilhantaram muitos jardins portugueses. A sua presença adivinhava-se às vezes pela visão que se tinha dos penachos que espreitavam por cima dos muros. Muito provavelmente, as suas sementes levadas pelo vento pousaram nos campos baldios e aí encontraram terreno fértil para se desenvolverem. E hoje, é considerada uma das espécies com maior potencial invasor.

5 comentários:

Unknown disse...

Não sabia que é invasora. Também tenho reparado nela, é bem bonita!

Anónimo disse...

Já tinha reparado, em nós e taludes das estradas e campos abandonados...
Então, se é invasora, não é nativa :). -- JRF

Anónimo disse...

Aconselho a consulta de um recente site sobre invasoras:
http://www.uc.pt/invasoras/especies_perfis.htm
Aqui estão disponíveis várias fichas  técnicas sobre "Plantas Invasoras em Portugal - fichas para identificação e controlo".
af

Anónimo disse...

O site acima referido foi actualizado e a morada actual é:
http://www.uc.pt/invasoras/resultados/fichas/especies_perfis.htm

No caso da erva-das-pampas, esta é uma espécie exótica e também invasora. No entanto, apesar de ser pouco frequente, há espécies nativas que podem apresentar comportamento invasor.

Anónimo disse...

É como alguém disse, eu não tenho nada contra elas, mas cada um no seu lugar!!!! Como posso eu afastar as osgas? Preciso urgentemente!