quarta-feira, agosto 17, 2005

de volta


... a tempo de ler a bela notícia do Público que anuncia os três novos estudos publicados na Science sobre o conhecimento do mecanismo que controla a floração das plantas.
Um gene (FT) activado de acordo com aquela e uma proteína (FD) que "comanda" a transformação das células estaminais em flores (e não em folhas) são essenciais para desencadear o processo de floração. O primeiro encontra-se na folha e a segunda no botão da planta.
A variação da exposição solar é avaliada pela folha. Na altura indicada para a planta florir, o gene FT presente nas suas folhas produz as moléculas que actuam como mensageiras junto do botão da futura flor. Poético ... : )

(obrigada JRF, Manuela e Medronho pelos votos de boas férias! Vou já ler as novidades nos respectivos blogs. )

6 comentários:

Anónimo disse...

Bem-vinda de volta!
Não posso considerar que fui de férias. Uns seis dias na Tocha. Ia a Paris e Açores, mas concluimos que a miudagem é demasiado pequena.
No blog, ando mais amargo que nunca. A situação deste país deixa-me demente. -- JRF

jardineira disse...

Eu estive pertinho, na Galiza. Entendo a sua amargura muito bem *:( Não havia dia que, nos noticiários espanhóis, não se fizesse referência à gravidade da situação provocada pelos incêndios incontroláveis em Portugal.
Não acredito que seja a sina dos paises do Sul. Pelo que li numa reportagem no El País, em Portugal há 7 vezes mais incêndios por 1.000 hectares do que em Espanha, 20 vezes mais que em Itália e 22 vezes mais que na Grécia. É de ficar encabulada ...

floreseabelhas disse...

O que tu queres sei eu! Flores em Dezembro...

Elvira disse...

Descobri este seu belíssimo blogue através do Olhar do Lugar Feliz. Gostei muito. Parabéns!

jardineira disse...

Obg João! Também já vi k andou por cá.
E eu, Elvira, também gosto da sua Tabacaria! ;) Que também me foi "apresentada" via Olhar do Lugar Feliz.

ManuelaDLRamos disse...

olá olá...(I'm back in town, too)
Bom Setembro jardineir(inh)a!!!
(não esqueci os sinos ;-)