quarta-feira, agosto 17, 2005

de volta


... a tempo de ler a bela notícia do Público que anuncia os três novos estudos publicados na Science sobre o conhecimento do mecanismo que controla a floração das plantas.
Um gene (FT) activado de acordo com aquela e uma proteína (FD) que "comanda" a transformação das células estaminais em flores (e não em folhas) são essenciais para desencadear o processo de floração. O primeiro encontra-se na folha e a segunda no botão da planta.
A variação da exposição solar é avaliada pela folha. Na altura indicada para a planta florir, o gene FT presente nas suas folhas produz as moléculas que actuam como mensageiras junto do botão da futura flor. Poético ... : )

(obrigada JRF, Manuela e Medronho pelos votos de boas férias! Vou já ler as novidades nos respectivos blogs. )

7 comentários:

Anónimo disse...

Bem-vinda de volta!
Não posso considerar que fui de férias. Uns seis dias na Tocha. Ia a Paris e Açores, mas concluimos que a miudagem é demasiado pequena.
No blog, ando mais amargo que nunca. A situação deste país deixa-me demente. -- JRF

jardineira disse...

Eu estive pertinho, na Galiza. Entendo a sua amargura muito bem *:( Não havia dia que, nos noticiários espanhóis, não se fizesse referência à gravidade da situação provocada pelos incêndios incontroláveis em Portugal.
Não acredito que seja a sina dos paises do Sul. Pelo que li numa reportagem no El País, em Portugal há 7 vezes mais incêndios por 1.000 hectares do que em Espanha, 20 vezes mais que em Itália e 22 vezes mais que na Grécia. É de ficar encabulada ...

floreseabelhas disse...

O que tu queres sei eu! Flores em Dezembro...

Terraforma disse...

Welcome back! :)

Elvira disse...

Descobri este seu belíssimo blogue através do Olhar do Lugar Feliz. Gostei muito. Parabéns!

jardineira disse...

Obg João! Também já vi k andou por cá.
E eu, Elvira, também gosto da sua Tabacaria! ;) Que também me foi "apresentada" via Olhar do Lugar Feliz.

manueladlramos disse...

olá olá...(I'm back in town, too)
Bom Setembro jardineir(inh)a!!!
(não esqueci os sinos ;-)