segunda-feira, junho 27, 2005

antes tarde ... que mais tarde : )


Com a azáfama extra-blog dos últimos tempos, deixei passar a altura de despontar os tomateiros na altura certa :( Passei o final da tarde de domingo no meio de uma autêntica selva de tomateiros, a estacar os pés que já se vergam até ao chão com o peso dos frutos.

como cuidar de tomateiros

despontar - eliminar todos os lançamentos laterais que aparecem entre dois outros grupos de folhas ("axilas das folhas"), cortando-os quando começam já a ter expressão.
estacar - prender o caule a uma estaca com um fio ou ráfia, através de uma laçada que o sustente mas que não impeça o seu crescimento. A operação deve ser repetida durante o crescimento.
estimular o crescimento dos frutos - assim que o tomateiro tiver produzido 4 cachos de frutos, cortar as pontas de cima (ápice de crescimento) 2 folhas acima do último cacho.
regar - no verão, e em tempo seco, regar em intervalos regulares. Não regar excessivamente.
produzir em vaso - seguir as indicações anteriores; aplicar uma camada de composto no solo quando os frutos se começarem a formar. De seguida, regar abundantemente.

3 comentários:

Anónimo disse...

Que timming. Até a fotografia reflecte a altura de maturação do tomate. Diz a experiência que estás mais que correcta. Nesta altura, deve-se canalizar os nutrientes para o fruto e, pelo facto de serem bem amarradas faz com que a empa seja suave e não crie dificuldades à passagem das seivas. (que pouco espaço) Continua

Anónimo disse...

Continuação: além que, quando existe folha em excesso,ela vai criar neste tipo de plantas o ensonbramento dos frutos e isso cria boas condições para o aparecimento de doenças e, também leva que, as outras folhas por não terem as reservas necessárias não realizem a fotossíntesse.
Bjs e boas colheitas
Gui

jardineira disse...

e para mim é um orgulho ter um verdadeiro agricultor a comentar e completar os posts!! obrigada. bjs