sexta-feira, junho 10, 2005

crianças no jardim


(as (des)construções de molas da Teresinha e da Maria Rita)

Este post já estava prometido à mãe da Inês desde o dia 1 de Junho. Infelizmente o trabalho-para-além-do-blog tem sido imenso ...
Para todas as mães e pais que querem desenvolver com os seus filhos uma saudável relação com a Natureza, aqui vão alguns links que prometem vir a proporcionar umas horas divertidas ao ar livre:
- começar um herbário, coleccionando e catalogando folhas de árvores, arbustos ou flores que se vão recolhendo no jardim ou nos passeios de fim-de-semana. Com uma prensa de flores ou com um scanner . A minha Mãe ensinou-me que, lindo lindo, é também prensar as flores no meio de livros grossos (entre folhas de papel de seda) e descobrí-las anos mais tarde :-)
- cultivar plantas nos contentores dos produtos que compramos no supermercado. Para conhecer como nascem as "verdadeiras protagonistas" dos pacotes de batatas fritas ou do ketchup, o Chelsea Physic Garden promoveu a exposição 'Shelf Life' (procurar em "Education").
- modelar umas (muito úteis!) etiquetas de barro para identificação das plantas.
- plantar um jardim temático, como 'o jardim da pizza", semeando tomate e ervas aromáticas.
- construir um comedouro para pássaros.

2 comentários:

Unknown disse...

Xiiiiii, o meu vício, colecionar e prensar folhas e flores... das que gosto mais são aqueles malmequeres pequeninos que agora crescem em todo o lado, e no Outono ando sempre de olhos no chão a apanhar folhas caídas!
Adorei os links, obrigada!

floreseabelhas disse...

A mãe da Inês gostou...