sábado, fevereiro 19, 2005

sábado à tarde



Estava uma tarde tão simpática que não resisti a adiar os trabalhos do mestrado. Para lá do muro, o meu vizinho entretinha-se nas podas. Trocamos lamúrias acerca do tempo que está a deixar "baralhadas" as plantas. Passamos de lá para cá e de cá para lá as sementes de sobra de cada um: tomate coração de boi para ele, penca da Póvoa para mim. Riu-se imenso com os nomes dos outros legumes que semeei em alfobre: pastinaca, aipo, tomate-cereja. "Ó menina, deixe-se disso! Plante mas é uns cebolos, umas ricas pencas... Olha agora, legumes da terra dos bifes"! Tive de guardar para mim a minha devoção pela sopa de pastinacas com maçãs e gengibre. Descobri-a na cantina da Universidade e aqueceu-me no inverno inglês do ano passado. Deliciosa!
Transplantei os ranúnculos para um canteiro que já tinha estrumado há uma semana. Descobri um estrume sem cheiro na Jardiland (não consigo resistir a estas "modernices"). Plantei begónias e semeei zínias e sécias (Princesa!). Preparei um alfobre em mini-estufas para as mui delicadas e sensíveis violas brancas e "olho-de-tigre" que ando a tentar criar há imenso tempo. Desta vez, seguirei à risca as indicações do produtor das sementes.
Mondei os canteiros previamente regados. A terra deve estar boa porque as urtigas voltaram a aparecer em força. Sachei entre as roseiras, preparando a terra para receber um adubo biológico à base de sangue bovino. Achei que esta informação poderia interessar ao meu vizinho, uma vez que ele é o dono do talho do largo. "Então não sei? Como é que pensa que eu adubo os meus vasos?" E deu-me a receita para as suas plantas vistosas: pôr uma cabeça de boi de molho em água e regar com esse preparado no dia seguinte! Pois ...

Sem comentários: