quinta-feira, fevereiro 10, 2005

ainda as peónias

Tenho a certeza que são peónias, e não peonias como já ouvi alguém chamar. É um nome que faz parte do meu imaginário de infância, de tanto ouvir a minha Avó dizê-lo. Acho que, a par das rosas, eram as flores preferidas dela.
Apesar disso, nunca tivemos peónias no jardim. Restava-me imaginá-las, gordas e imponentes, a decorar um chapéu de palha de uma senhora igualmente anafada, corada e bem disposta.

Cultivar peónias
Plantar - as peónias devem ser plantadas em solo fértil e húmido, com boa drenagem, ao qual se deve adicionar composto antes de plantar. Preferem sol directo, embora também se possam desenvolver em sombra parcial. Gostam de crescer ao abrigo dos ventos frios e secos. As suas raízes não podem ser plantadas a mais de 2 cm de profundidade.
Adubar - se o solo tiver sido bem fertilizado na altura da plantação, pode não haver necessidade de adubar durante anos. No entanto, na falta de nutrientes, aplicar um punhado de composto no inverno e regar.
Transplantar - ao contrário do escrito em alguns livros de jardinagem, há quem defenda que as peónias podem mesmo ser transplantadas. Especialmente se os seus tubérculos não tiverem sido ainda divididos.
Cortar - estacas de raiz no Inverno ou dividir os tubérculos no Outono ou no início da Primavera. As estacas semilenhosas das peónias arbustivas podem ser cortadas no Verão.
Podar - as hastes das peónias arbustivas que deram flor no ano anterior e os ramos velhos devem ser podados para fomentar a emissão de novos lançamentos.
Tratar - as peónias podem sofrer de murchidão-das peónias, uma doença causada por um fungo que torna os caules negros e flácidos (manchas castanhas ou cinzentas). Nesse caso, cortes os caules até à parte saudável, mesmo que subterrânea, e aplique um fungicida.
Se a peónia não florir - a falta de floração pode dever-se a três situações:
- foi plantada muito fundo. A solução é retirar o tubérculo da terra no Outono e voltar a plantá-la correctamente.
- se os botões estiverem secos, a planta não foi suficientemente regada durante a época de crescimento, na Primavera.
- muita sombra, o que pode provocar a secura dos botões.

13 comentários:

Anónimo disse...

Tenho a certeza que são peonias, e não peónias como já ouvi alguém chamar. Também é um nome que faz parte do meu imaginário de infância, de tanto ouvir a minha Madrinha dizê-lo e lembro-me bem delas em cada estação que floria. Acho que eram as flores preferidas dela.
Tenho-as no meu quintal, vermelhas/anuais e vivazes/cor-de-rosa. LINDAS!!!

Sugos disse...

É a flor do amor segundo o feng-shui! Tenho uma que ainda não retirei do vaso onde a comprei com medo que aconteça alguma coisa desastrosa. Posso colocá-la num vaso maior? E aquela terra que se compra nos hipermercados é suficiente ou tenho de por algum fertilizante(qual?)

Unknown disse...

Bom dia,

Como posso plantar peonias?
E onde posso comprar a semente?

Obrigada

afma1952 disse...

Boa noite
Posso fornecer paeonias: sementes ou germiná-las
att
Francisco

Anónimo disse...

estou interessado em comprar peónias,alguem sabe onde vende na zona norte?

afma1952 disse...

Podemos fornecer peonias.
Att
Francisco

Bluebluesky disse...

afma1952 poderia deixar um contacto ou escrever.me para kamestres@hotmail.com? obrigada

Unknown disse...

Também queria peónias para plantar no meu jardim.
afma1952 pode escrever-me por favor para leno4ca12@hotmail.com?
Obrigada.

Unknown disse...

Quero comprar peónias.
Que cores tem?
Pode enviar-me email para dianaprsantos@gmail.com
Obrigada

Gabriella Bugni disse...

Eu gostaria de sementes e peônias já floridas, vocês fornecem? Qual o valor? Por favor, me escreva gabibugni@hotmail.com

Gabriela disse...

Boa tarde,
Gostava de plantar peonias no meu jardim, pode por favor enviar-me informacoes com preços para gabriela3mariafreitas@gmail.com
Muito obrigado

Unknown disse...

Boa noite, gostaria de plantar peonias. Por gentileza me enviar valores. Obrigada
mariana.pasco@gmail.com

sandra disse...

gostaria de saber preços das peónias. pode mandar para hensandra@gmail.com,?
muito obrigada