domingo, fevereiro 27, 2005

"o composto tem um problema de imagem"


(foto: green gardener)

Quem o diz é Allan Shepherd, o autor de "How to make soil and save Earth". É uma frase que eu cito sempre que é necessário "defender a honra" deste importante ingrediente para qualquer jardim. Composto rima com porcaria, mau cheiro, moscas e mosquitos e, pior que tudo, ... com minhocas. Mesmo os mais "verdes" conseguem evocar as maiores desculpas para não aderirem à compostagem.
No entanto, o recurso a este método de decomposição biológica é cada vez mais aconselhado. Para além de ajudar à resolução do grave problema dos resíduos sólidos urbanos, o composto é um fertilizante natural, barato e de excelente qualidade, quando correctamente produzido.

Compostagem
A compostagem é um método de transformação aeróbica de matéria orgânica por meio da acção de determinados microrganismos. A adição do composto ao solo melhora a sua estrutura, a sua capacidade de retenção de água, a actividade microbiana, o seu arejamento e aumenta a sua fertilidade.
Para aderir à compostagem, é necessário fazer ou adquirir um compostor. As lojas de bricolagem e artigos para jardim oferecem uma selecção variada. Quem vive num apartamento, mas não vê nesse facto um obstáculo à compostagem, poderá criar um mini-compostor para colocar no exterior (varanda ou pátio) a partir de um normal balde de lixo. Devem ser feitos buracos na tampa e a meio do balde para facilitar a oxigenação e a evaporação. No fundo do balde (que não deverá acentar totalmente no chão), devem ser feitos furos que permitam a drenagem mas não a saída de composto.
Uma vez forrado com papel de jornal, é só seguir as dicas do Centro de Demonstração de Compostagem da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica e do Centro de Compostagem Caseira da Horta da Formiga para se tornar num(a) verdadeiro/a compostador/a.

Sem comentários: