quarta-feira, fevereiro 01, 2006

um livro à quarta (II)


Às vezes pergunto-me como a minha vida seria diferente se, na altura de escolher o meu curso, tivesse tido em conta outras áreas de conhecimento que hoje me fascinam. A antropologia social é uma delas; a botânica é outra. Daí que este livro de Jack Goody (trad. de The Culture of Flowers), professor honorário na Universidade de Cambridge, seja o meu livro do momento.

Aproveitando uma boa parte do material (literatura, livros de viagens, de poetas etc.) e observações pessoais recolhidas ao longo de uma vida de investigação, o autor interroga-se sobre a universalidade e diversidade da "linguagem das flores"- os seus inúmeros significados, o poder simbólico e os usos religiosos e profanos.

Revendo o seu papel no Ocidente (desde a invenção do "paraíso", passando pela Idade Média até aos nossos dias), nas culturas islâmica, africana ou da China maoísta, Goody oferece-nos mais de 500 páginas que se lêem com um imenso prazer.

Goody, Jack - La culture des fleurs. Paris: Éditions du Seuil, 1994

5 comentários:

Sofia Pinheiro disse...

Visitar este blog é como sair um bocadinho para a rua mas sem o frio. Faz bem! As fotografias são muito boas e é tudo tão verde e bonito...
Quanto ao livro, também gostaria de o folhear.

M.M. disse...

Sim, deve ser um bom livro para folhearmos. (no pun intended) ;-)

greentea disse...

gostaria de ver esse livro - pelo prazer das flores

Living Place disse...

Adoro flores e tudo o que elas representam, só tenho pena de não ter muito tempo para o meu jardim.

bruno côrte disse...

Foi uma boa surpresa... este blog.
Os posts são fantásticos e as imagens de muito boa qualidade.
Um bom manancial para os meus desenhos.
www.brunocorte.com
Abraço,
Bruno