sexta-feira, janeiro 07, 2005

plantar roseiras

As roseiras, recebidas em caixas ou em vaso podem ser plantadas durante todo o ano. Plantar as roseiras com raízes nuas desde o fim de Outubro (período ideal) até meados de Abril.
Não plantar em períodos de gelo ou se a terra estiver demasiado molhada.

onde
* escolher um local bem exposto ao sol, abrigado do vento e não muito húmido. Evitar os locais francamente expostos a Norte ou Sul.

como
* fazer um buraco suficientemente grande e profundo; as raízes devem caber facilmente.
* desfazer os torrões de terra até 30 cm de profundidade. Adicionar um composto de estrume ou adubo se o solo for demasiado calcário, muito pesado ou argiloso. Nunca colocar as raízes em contacto com o estrume ou o adubo.
* para que as roseiras criem mais facilmente novas raízes depois de serem transplantadas, envolver as raízes da roseira em terra amassada com estrume, mergulhar as raízes em lama argilosa enriquecida de hormonas pronta a ser utilizada.
* colocar o ponto de enxerto ao nível do solo depois de ter cortado as raízes estragadas ou mal cortadas. Separar bem as raízes no fundo do buraco.
* deitar terra fina entre as raízes.
* terminar de encher o buraco (1).



* exercer pressão junto ao pé da roseira e regar generosamente na parte calcada da terra para que esta adira bem às raízes. As roseiras anãs e Polyanthas não devem ultrapassar uma altura de 10 cm e as roseiras trepadeiras uma altura de 30 a 40 cm. Podar se os pés das roseiras tiverem um comprimento superior.
* uma semana depois da plantação tapar as roseiras para proteger o ponto de enxerto utilizando turfa ou terra arenosa (2).



* retirar esta protecção na Primavera.

como estacar
* enterrar a estaca no solo antes de plantar a roseira, para não danificar o enxerto nem as raízes.
* colocar a roseira de encontro a uma estaca com cerca de 2 cm de diâmetro, plantada do lado oposto aos ventos dominantes. A extremidade da estaca deverá situar-se ligeiramente acima da parte superior da roseira

dispôr em espaldeiras - roseiras trepadeiras
* afastar a roseira de 25 a 30 cm da base do suporte (gradeamento de ripas, caramanchão, fios de ferro/arames instalados horizontalmente num muro, etc.)
* dirigir as raízes na direcção oposta à do suporte. Os ramos deverão ser fixados à medida que forem crescendo (3).




(adapt. Mestre Maco)

6 comentários:

Anónimo disse...

Caro Srs.

Por favor, como manter a altura das roseiras o mais baixo possível e encartuchadas.
As roseiras da casa da minha mãe parecem mais uma girafa e quando são podadas, a poda é bem baixinha.
Grata,
Eliane Bastos

Anónimo disse...

estive visitando sua pg hoje.estou com problemas de praga com minhas roseiras.Elas SAO PLANTADAS EM VASOS.FICAM EM CIMA DE MINHA LAGE,DEPOIS QUE PODO NASCEM BASTANTE FOLHAS,AS MESMAS VAM ADIQUIRINDO UMA COR ACINZENTADA NAS FOLHAS E CAEM.O CAULE ESTA FICANDO COM COR MARRON,NAO QUERO PERDER MINHAS ROSEIRAS.ME AJUDE POR FAVOR.MUITO OBRIGADO..VALDELICE

Unknown disse...

por favor,eu queria saber como ocorre a reprodução das roseiras.
desde de ja obrigada!

Eris Amado disse...

Gosto muito de roseira tenho alguns pés na minha casa mas esta acontecendo alguma coisa pois plantei uma roseira vinho e cresceu bem e nasceram muitas rosas por algun tempo mas depois cairam todas as folhas derrepente de uma só véz eu continuo lutando para salvar ela mas estar muito dificil ela estar lutando tambem o que eu devo fazer?

Anónimo disse...

Olá!!!

Eu tenho três roseiras de grande porte e 6 rosa meninas, o que acontece é que todas elas estão ficando com as folhas amareladas e caindo, algumas delas ja não tem mais folha nenhuma, gostaria de saber o que é isto e como faço para combater o ataque das formigas?
Por favor me ajudem pois eu não quero perde-las. Muito obrigada. Gabiela

Tiago Lobo disse...

Estou á pouco tempo a tirar um curso de jardinagem e acho que a primeira coisa que tem de verificar é se está a regar o sufciente, se achar que não está a regar o sufciente tem de regar mais se não for da regua tem de contratar um Jardineiro ( de preferencia dos melhores e mais baratos).
Se quiserem dicas ou tiverem dúvidas ligue para 934980583 ou então por mail para o g.ta1996@live.com.pt