segunda-feira, janeiro 10, 2005

paradise haunts gardens and it haunts mine (derek jarman)


jardim de derek jarman (prospects cottage. dungeness. kent. uk)


derek jarman em prospects cottage.

Derek Jarman (1942 - 1994), um dos mais importantes realizadores independentes da sua geração, foi também um prestigiado artista e escritor. A sua criatividade revelou-se através de diversas formas artísticas, como a cenografia e ... a jardinagem.
Jarman foi um aficionado da jardinagem desde criança. No seu jardim de Prospects Cottage, em Dungeness (Reino Unido), combinou sentido artístico com a sua experiência de horticultor e as suas convicções ecológicas. Transformou esse local adverso e inóspito, próximo da central nuclear de Dungeness, num jardim-paraíso onde as plantas autóctones se misturam com esculturas feitas de conchas, pedras, velhas alfaias e objectos encontrados por Jarman.
Este jardim é a alegoria de uma nova natureza e de um novo Jarman que poderá ser descoberto nos textos e filmes que produziu nos últimos anos de vida, no seu exílio em Kent: aberto, exposto, vulnerável e belo.

2 comentários:

Unknown disse...

Um lindo jardim é, sem dúvida, uma verdadeira oraçao, uma bênçao aos olhos...
Abraços!

Shere W. disse...

Um lindo jardim nos mostra que só idiotas interesseiros se prostam como escravos pela pregação dos apaixonados franga louca de camisola branca.