terça-feira, fevereiro 21, 2006

reciclar na hora de semear

Reaproveitamento de embalagens e materiais na hora de preparação das sementeiras:
- vasos para sementes: para além dos vasos feitos em papel de jornal com o pequeno instrumento de madeira que aparece na imagem e os vasos de origami, podem ainda aproveitar-se copos de iogurte, os rolos vazios de papel higiénico ou de cozinha e as embalagens de ovos. Não esquecer de abrir um pequeno furo no fundo dos pequenos contentores para facilitar a drenagem.
- tabuleiros para sementeiras: os tabuleiros de polystyreno do supermercado, as caixas de madeira (como na fotografia) ou outros contentores de diferentes materiais que já não cumprem as sua função original podem ser preenchidos com terra e receber as pequenas sementes até ao momento de passar as jovens plantas para o local definitivo. O mesmo se aplica para a propagação.
- etiquetas: as de plástico, que aparecem na fotografia, são recicláveis. Podem ser marcadas a lápis e apagadas depois. Mas, para se saber sempre o nome da planta que se semeou, há outras hipóteses: escrever o nome em molas de madeira que se prendem na borda dos vasos ou em pedras que se colocam na terra. Com tinta resistente à água, claro. A Urtiga reutiliza os tabuleiros de polystyreno, transformando-os em etiquetas de suspensão de diferentes formatos (flores, nuvens etc).
- coberturas para sementeiras: o plástico transparente perfurado de que são feitos os sacos de pão à venda nos supermercados transformam-se em excelentes coberturas de tabuleiros: resguardam do frio, permitem a circulação de ar e o controlo visual da germinação e crescimento das plantas.
Quem dá mais ideias?

3 comentários:

M.M. disse...

Excelente ideia, fico sempre com tanto material quando planto ou semeio flores.
Obrigada.

teresa g. disse...

Tendo em conta que Reduzir e Reutilizar vêm à frente de Reciclar: os copos de plástico das máquinas de café e das festas são um grande desperdício, mas dão para semear várias gerações de sementes se não forem guardados ao sol. As caixas de ovos também, mas se forem de papelão convém não lhes mexer muito quando estão húmidas porque se desfazem.

Sofia Pinheiro disse...

Só boas ideias por aqui!