terça-feira, julho 05, 2005

my pod

6 comentários:

Anónimo disse...

Ontem pensei nas tuas, nas vossas colheitas... É porque eu, lá em casa, ando a colher... caroços, lindos! De ameixas, damascos, pêssegos, cerejas e pilritos (estes últimos do licor ;-)
Obrigada pelos parabens!
Manuela

Anónimo disse...

esqueci-me de comentar:
Right to be proud of your pods! So green!
manuela

Ana Maria B disse...

Belas ervilhas, sim senhor, estou varada de admiração. Eu não consegui que os meus amores perfeitos vingassem, ficaram muito fraquinhos.Deve-me faltar saber qualquer coisa.

jardineira disse...

Estas ervilhas "dão música" às não-biológicas, não dão? Para o ano, espero ter mais e convido-as para uma arrozada!!! E podemos começar com licor de pilritos ou um dos outros que prometem ser deliciosos! ;-)
Os amores perfeitos e as suas primas violetas são um bocadinho frágeis. A Ana Maria plantou-os no local definitivo? E em que altura do ano?

Anónimo disse...

"Amores Perfeitos"

Este ano foi complicado para este tipo de plantas. Como são plantas muito frágeis, o motivo que me parece mais correcto para o fraco desenvolvimento será o facto de durante todo o ano a temperatura estar muito elevada. A temperatura ideal será de 18 a 23º. Mais 3º e a floração não é tão eficaz podendo mesmo o crescimento estar comprometido. Como opção ao envasamento, sugiro a plantação directa porque a transplantação, ao mínimo descuido, pode enfraquecer o caule e a raíz. Recentemente decobri a maravilha que são os vulgares "seixos" da praia: estas pedras, quando rodeiam uma planta, ocupam o espaço que naturalmente seria ocupado pelas infestantes e, além de deixarem a água infiltrar, refletem a luz solar para a planta e deixam a terra mais húmida devido ao facto de os raios solares não incidirem directamente sobre a terra (e, acreditem que esta espécie precisa de humidade).
Deve-se ter o cuidado de regar consoante a medição da temperatura ambiente: se as temperaturas forem as ideais, a rega deve ser moderada sendo o intervalo entre regas de 1,5cm de terra húmida. Se a temperatura começar a baixar reduz-se a quantidade de água e os intervalos descem para os 3cm de terra húmida. Não deve ser necessário lembrar que o excesso de água provoca a asfixia das raízes. Normalmente os resultados são mais visíveis se usarmos, quer na preparação do terreno quer na rega, um adubo com partes iguais de N-P-K.

Boas colheitas e bons Amores Perfeitos
Gui...

jardineira disse...

Gui, estás nomeado comentador oficial "do meu jardim"! Obrigada, susana