segunda-feira, julho 04, 2005

festival internacional de jardins


Fui espairecer até Ponte de Lima, tendo como pretexto o festival de jardins. Encontrei uma vila muito agradável, que bem preza o seu património e sabe aproveitar a sua condição ribeirinha a favor dos habitantes locais e visitantes. Muita gente nos parques e jardins, canoas e banhistas no rio, uma pequena feira de artesanato que divulgava os produtos locais.
O Festival decorre num recinto fechado, na outra margem do rio, junto ao animado clube náutico. Como se trata do ano 0, todos os projectos de jardins efémeros são da responsabilidade da organização que assim pretende demonstrar a potencialidade criativa a futuros concorrentes.

Resultou deste festival imaginário um belíssimo catálogo que contém também fotos dos 50 hectares de jardins e espaços ajardinados de Ponte de Lima.
De reconhecer o pioneirismo da iniciativa e de desejar que contribua para sensibilizar os nossos autarcas para a requalificação dos espaços verdes, de um forma criativa que incentive os cidadãos a gozar a vida ao ar livre. Tal como as diversas edições da Lausanne jardins, por exemplo.

3 comentários:

Anónimo disse...

Visto daqui, o aspecto gráfico está muito bom. Suponho que quem vai a Chelsea e tome contacto com o melhor, terá dificuldade em ser surpreendido posteriormente.
Acontece-me isso noutras áreas -- por exemplo ir a Angoulême ao salão de banda desenhada e posteriormente ao festival da Amadora... é que nem o catálogo me inspira (já para não falar do local).
Gosto mesmo muito de Ponte de Lima, com excepção de uma aberração chamada "vaca das cordas". É cultura, ao que dizem. Eu chamo crueldade. -- JRF

jardineira disse...

O aspecto gráfico é muito cuidado. As minhas dúvidas em relação à iniciativa derivam do que diz a seguir: trata-se de um evento público, mas organizado numa lógica que mais tem a ver com o privado (assim como Chelsea o é), quanto à escala de cada jardim e quanto ao acesso.

Anónimo disse...

Olá

Julgo que vale a pena espreitar: http://www.cm-pontedelima.pt/jardins/

Ainda está em desenvolvimento mas dá para despertar a curiosidade e a vontade de realizar uma visita.