domingo, abril 17, 2005

"baga da palha"


É exactamente isso que a palavra inglesa strawberry quer dizer. Não sei se tem directamente a ver com o facto de se espalhar palha por baixo dos frutos e em redor das plantas para impedir o crescimento das daninhas e manter os frutos limpos...
As minhas tarefas de fim-de-semana resumiram-se a isso: proteger os morangueiros com palha e rede anti-pássaros.

fragaria
Introduzido nos jardins na Idade Média, o morangueiro é uma planta rasteira de pequeno porte da família botânica das Rosaceae.
Segundo Alphonse de Candolle (Origine des plantes cultivées, 1883), o morango no seu estado selvagem é uma planta espontânea que se expandiu pelo mundo inteiro (Europa, América e Ásia). Atraídos pelos frutos carnudos, os pássaros transportaram as suas sementes até aos lugares mais distantes. As espécies europeias, de pequena dimensão e produção irregular, foram cruzadas no século XVII com espécies nativas trazidas do continente americano pelos colonizadores (ex. fragaria virginiana) . Destes cruzamentos resultaram as diversas variedades de morangos que hoje conhecemos.

Há dois tipos de morangueiros: os remontantes (produzem continuamente de Junho a Outubro) e não-remontantes (mais resistentes, produzem frutos só uma vez por ano entre Abril e Junho).
Os morangos devem ser plantados em Agosto/Setembro (não-remontantes) ou na Primavera (remontantes). Crescem em solos ricos e bem drenados, em bordaduras ou cultura extensiva. Mas também se podem plantar em vasos suspensos (algumas variedades podem assim ser cultivados na varanda) e em recipientes com aberturas (potes ou barris de madeira).

comer morangos
... regados com sumo de limão, temperados com licor ou água de rosas, mergulhados em vinho do Porto ou champanhe, macerados em vinagre balsâmico...

... com natas ou chocolate, em tarte, sorvete, charlotte, mousse ...
A minha confecção preferida? Lavados e ao natural!

1 comentário:

Anónimo disse...

Se eu fosse pássaro no seu jardim, depois de me cortar o acesso àqueles morangos deliciosos, juro que passava a cantar desafinado!
Urtiga