quinta-feira, fevereiro 03, 2005

a horta da primavera

Ontem semeei favas, ervilhas, nabos e rabanetes. Um pouco tarde, mas decidi tentar a minha sorte.

Durante as férias de Carnaval, vou aplicar composto no terreno e prepará-lo para receber os rebentos quando for a altura de os transplantar. Re-aprendi a fazer composto, no ano passado, num curso na Horta da Formiga. Afinal, a compostagem era um hábito que eu já conhecia bem. Em casa dos meus avós, era costume depositar as folhas velhas das saladas, as cascas das batatas, da fruta e dos ovos num cantinho ao fundo do jardim. Eu achava aquilo medonho porque sabia que nas imediações dessa pilha a presença de minhocas gorrrrrdas era quase certa. Apesar de ser em plena cidade, gestos como estes de vaga reminiscência rural eram habituais: picar os troncos das couves para as galinhas, ferver as urtigas para fazer chá para "adubar" , plantar cravos túnicos no meio das roseiras para afastar as pragas eram algumas das actividades em que eu me lembro de participar.
Hábitos antigos, práticas biológicas que as cidades parecem descobrir agora.

Sem comentários: