terça-feira, setembro 06, 2005

cursos horta da formiga


Abriram as inscrições para os cursos da Horta da Formiga: compostagem, agricultura biológica, ervas aromáticas e medicinais e até ... apicultura. Toca a inscrever!!!

10 comentários:

Anónimo disse...

Só é pena este curso ser realizado no Porto, caso contrário teriam mais um participante... a compostagem pode (e deve) ser uma grande alternativa á deposição de lixos e á protecção das turfeiras.

Ponto Verde disse...

Parabéns pelo vosso excelente trabalho

floreseabelhas disse...

Já me inscrevi! Depois, passarei à fase de convencer o condomínio a autorizar-me a compostagem no prédio... :-)

Unknown disse...

Quem me dera! Mas não tendo jardim onde aplicar seria um desperdício de tempo... :(

Anónimo disse...

ui, ui, ui... a maioria dos cursos já estão esgotados...
:)
bom sinal!!!!

gabifila

João Soares disse...

Já fiz a acção de formação na Horta da Formiga e instalei na minha varanda um compostor- balde modificado - e ao fim de um mes e meio já tenho o meu primeiro composto para "alimentar" as minhas plantas!!!
Além disso publiquei um post sobre esta matéria no meu blogue- especial atenção aos comentários, pois tem também muito boa informação!!!
http://bioterra.blogspot.com/2005/07/compostagem-domstica.html
Abraços

Anónimo disse...

Essa questão do balde é deveras interessante, uma vez que a maior parte das pessoas não têm terreno.
Eu pensava que eram necessárias determinadas dimensões para a pilha compostar (fala-se em 1m3). Dito isto, ao fim de um mês já tens composto? Isso nem um compostor industrial! Que potência. -- JRF

jardineira disse...

ui, distraí-me e só cheguei agora à conversa! estive a fazer uma pesquisa sobre cursos de jardinagem e afins no Sul e vou publicar um post com endereços ; )obg, ponto verde. retribuo o cumprimento.
Eu também me inscrevi em alguns cursos que não tinha feito. Provavelmente, iremos coincidir em algum. E é perfeitamente possível fazer compostagem num pequeno espaço, em quantidade suficiente para utilizar nos vasos e floreiras da varanda. Tal como o João, também referi num post sobre compostagem (ver link no post anterior)as instruções para a criação de um compostor a partir de um balde normal (a minha é feita com paletes).
Cláudia, a grande novidade dos cursos deste ano é que, para além do curso de vasos e floreiras e do de ervas aromáticas, a Horta da Formiga organizou uma sessão na qual se ensina a cultivar legumes em pequenos contentores! Basta ter uma varanda!!
Em Janeiro, os cursos devem voltar a repetir-se. Pelo menos, procura parece não faltar ...

Unknown disse...

Mmmmmmmmh, baldes modificados?... Isso já dava sim senhora, não na varanda mas no terraço! (dentro de casa é para esquecer por causa de 5 gatos e uma mãe). Terei de pesquisar, e eventualmente estar atenta a esses cursos em Janeiro, que agora com um exame não posso pensar nisso.
João, obrigada pelas dicas no meu blog, não consigo no entanto abrir os comentários do blog bioterra!...

Anónimo disse...

Já o fiz e recomendo.
Bem-haja!
A Moura