sexta-feira, junho 03, 2005

festival internacional de jardins de ponte de lima


Confesso que nunca achei grande piada aquelas competições entre cidades floridas... Mas este evento, para o qual a flores e abelhas reclamou a minha atenção, poderá vir a ter algum interesse se, de facto, contribuir para "(...) uma maior sensibilidade para a arte dos jardins e para o aumento da importância dos jardins e dos espaços verdes no incremento da qualidade de vida dos cidadãos, criando um movimento que aproxime as flores, as plantas e arte ao espaço urbano e simultaneamente uma força de conservação e enaltecimento dos valores paisagísticos ligados ao espaço rural."
Mas pergunto-me eu: serão os cidadãos chamados a definir a tal "qualidade de vida" que o espaço público deverá promover? Será que os critérios de selecção vão para além da mera apreciação estética dos projectos a concurso? Conseguirá este evento envolver os habitantes de ponte de Lima, convidando-os a participar directamente na discussão, concepção, produção e avaliação dos resultados? Irá ser este um projecto de verdadeira cidadania ou um mimetismo sem alma?
A ser inaugurado hoje pelo nosso Primeiro.

3 comentários:

Anónimo disse...

Até adivinho onde se vai meter no fim-de-semana!!!
ap

Anónimo disse...

O sucesso do festival dependerá do grau de participação de todos nós, não só no concurso de ideias como também na apreciação e votação dos jardins executados cada ano.
A imaginação e a criatividade de cada um são um contributo fundamental para a qualidade dos espaços verdes do futuro. Participem, não fiquem em casa vendo telenovelas escrevam a vossa telenovela através da arte dos jardins. O festival é aberto a todas as participações.
A profissão de jardineiro deve ser dignificada. Este festival pode ser mais uma forma de sensibilizar a população para esta profissão tão antiga, mas tão desdenhada na sociedade portuguesa.
Manuel Jardineiro

Anónimo disse...

Fiquem a conhecer o Festival em:

http://www.cm-pontedelima.pt/jardins/