terça-feira, maio 03, 2005

lista de desejos * mini-banco de sementes


Ando a "cobiçar" este kit de um mini-banco de sementes lançado pelos jardins de Kew . É composto por uma mini-câmara de secagem e uma série de outros componentes que permitirão colher, processar e armazenar as sementes do meu jardim (e de outros). ;-)

bancos de sementes
Um pouco por todo o mundo têm sido reforçados ou constituidos bancos de sementes com o principal objectivo de desenvolver programas de recolha e conservação de sementes de flora nativa.
Agindo local ou globalmente, instituições como os tradicionais jardins botânicos (por exemplo
Millennium Seed Bank Project) ou novos conservatórios ex situ como o Eden Project , têm vindo a apostar em acções que visam garantir a biodiversidade futura.
A par da investigação científica, muitos oferecem interessantes programas de educação ambiental e de sensibilização junto de vários tipos de público. Um dos mais interessantes é o
Adopt a Veg, uma campanha que pretende salvar os legumes tradicionais britânicos. Lançada pela HDRA-the organic organisation, esta campanha incentiva a adopção de uma ou mais variedades de legumes que constam do seu banco de sementes.
No final do ano passado, foram também dados os primeiros passos no sentido da formação de uma
rede de preservação de variedades locais em Portugal. Esperamos ter mais notícias em breve!
Entretanto, o
Banco de sementes do Jardim Botânico da Universidade de Lisboa e o Index Seminum et Sporarum do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra fazem as nossas delícias.

5 comentários:

Anónimo disse...

Parabens por este blogue. É uma pena só o ter descoberto hoje enquanto navegava à deriva por vários blogues. Gostei imenso do que vi, pelo que tomo a liberdade de o acrescentar à lista do Ondas. Octávio Lima (onas2.blogs.sapo.pt)

Unknown disse...

Olá! Cheguei aqui via o "Dias com árvores" como sendo um bom sítio para perguntar que flor será uma que me apareceu espontaneamente no canteiro e que publiquei no meu blog... Se der lá uma espreitadela espero que consiga ver as fotos, pois algumas pessoas parece que não conseguem.
Entretanto adorei este blog, vou já adicioná-lo à minha lista de lugares a visitar. Gostei muito das hortas em piscinas...

Unknown disse...

Olá de novo :)
Obrigada pela visita, quanto às fotos não sei qual será o problema, mas republiquei algumas por outro meio. Eu como vejo todas nem posso ver se resultou ou não...
Beijinho.

jardineira disse...

Obrigada, Óctavio Lima. E parabéns pelo seu também!!! Bom ambiente é preciso!

Anónimo disse...

Pois com uma semente podemos ter uma flor. se cuidarmos bem dela, podemos ter mais sements e mais flores. No entanto com um bom jardineiro tudo é mais facil e rapido :P Parabens ao jardineiro deste Blog tem um bom jardim (blog) :D