segunda-feira, março 14, 2005

viola odorata



viola odorata
A violeta é um dos primeiros sinais da primavera. Floresce de Fevereiro a Abril; deve ser plantada de Outubro a Março, de preferência em local à sombra e em qualquer tipo de solo desde que não muito ácido. São uma boa opção para cobertura de solos. As plantas devem ser divididas de cinco em cinco anos, quando ainda não tiverem florido.
Ao contrário do que se pensa, as suas folhas exalam um perfume bem mais forte do que as flores. Para além da perfumaria, a violeta pode ser usada na culinária macerada em vinho tinto ou cristalizada.

violetas cristalizadas
Com um pincel fino e macio pinte as flores de violeta com uma solução fria de goma arábica (2 colheres de chá de goma arábica e 1 colher de sopa de açúcar, dissolvidas em 250 ml de água numa tigela colocada dentro de um tacho com água quente). Polvilhe-as com bastante açúcar em pó, certificando-se que todas as superfícies ficam cobertas. Encha um tabuleiro de ir ao forno com uma camada de cerca de 1 cm de açúcar em pó e, com cuidado, disponha as flores em cima. Volte a polvilhar com bastante açúcar e ponha a secar num local quente e arejado durante 1-2 dias. Guarde as violetas num recipiente hermeticamente fechado, separadas por folhas de papel encerado. (adapt. Schwartz, Oded. Conservas. Livraria Civilização Editora, 1996)

4 comentários:

Anónimo disse...

lembram-me a minha Avó!!!!
L

Anónimo disse...

Lembra-me dias lindos,cheios de sonhos e de esperança.O caminhar apressado para chegar à Faculdade e uma velhinha com um cesto de raminhos de violetas junto da igreja dos Congregados.Claro que este caminhar não era solitário e que frequentemente era presenteada com um daqueles raminhos. Memória boa.

Anónimo disse...

Olá! Adorei a receita.. Mas onde é que compra a goma arábica?

deixo o meu contacto:

vendart@gmail.com

Marisa disse...

Também se pode fazer chá com a violeta de cheiro! E rpties herbivoros, por ex as Iguanas adoram tudo folhas e flores!
tenho tido dificuldade em arrnjar destas violetas alguém tem umas a mais para dar ou vender? ou sabem onde comprar? Deixo o meu contacto hmofnl@gmail.com