quarta-feira, março 16, 2005

pastinaca sativa



pastinaca sativa
A pastinaca selvagem é um legume nativo da zona temperada da Europa. Dá-se bem em terrenos calcários e muito férteis. As pastinacas demoram algum tempo a crescer, pelo que devem ser semeadas logo no início da Primavera (eu semeei em Fevereiro). A sementeira pode ser feita em local definitivo, bem fundo, em solo previamente preparado com composto. A germinação é muito lenta, mesmo nas sementes mais frescas.
No tempo dos romanos, era consumida como alimento básico, a par das batatas. O seu valor nutricional, particularmente em hidratos de carbono, é elevado.
De sabor forte e adocicado inconfundível, as pastinacas podem ser usadas em sopas (ver post de 19.fev), em puré, assadas no forno ou salteadas com nozes e vinho da Madeira.

5 comentários:

Anónimo disse...

Há sempre "alguem" que lê os "posts".
"No tempo dos romanos, era consumida como alimento básico, a par das batatas" hummmmmmmmmm será?!?!
As batatas não vieram do "mundo novo"?e de início não eram SÓ para alimentar os aninais, principalmente os porcos? hummm
O teu BLOG ta lindo, lindo...prá vista. Pena não poder comer, nham, nham..hehehe

Continua!

fp

jardineira disse...

eh, pá! tens razão!lolol (obrigada pela correcção ;-) )

Fátima disse...

Olá!
Não sei até que ponto será verdade que as sementes de pastinaca demoram a germinar.
Coloquei 20 sementes a germinarem em papel humedecido dentro duma caixa plástica e germinaram todas entre uma e duas semanas.
Entretanto já às passei para pequenos vasos e quando estiverem um pouco maiores vão para a terra.
Fátima
Fátima

Unknown disse...

Olá :)
Eu estou farto de tentar semear pastinacas mas nunca consegui que germinassem... :S
Por acaso nenhum de voces tem fotos na fase de germinação e com a planta pequenina? :p
Cumprimentos
César Silva
acesar_almeida@hotmail.com

Fátima disse...

Não tenho fotos delas pequeninas, nas neste momento estão enormes. Já provei algumas e são muito esquisitas: um sabor muito anisado como cenouras "velhas", mas "farinhentas" como a batata. Os experts dizem que necessita de frio para desenvolver o seu sabor em pleno. Talvez seja disso, pois as minhas crescem na Madeira, onde frio a sério são 10ºC de mínima, e só durante uns 10 a 15 dias/ano. As que deixei para semente, estão começando a desenvolver a inflorescência.